SeABD Informativo

Este é um boletim informativo da Seção de Acesso às Bases de Dados da Biblioteca Comunitária da UFSCar, que contém notícias interessantes relacionadas a produtos e serviços oferecidos pela SeABD/BCo/UFSCar

Equipe SeABD

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Edital destina R$ 5 milhões para incentivar a publicação de periódicos científicos


O CNPq e a Capes lançaram edital com o objetivo de apoiar e estimular a editoração e publicação de periódicos científicos. O proponente deve possuir titulo de doutor, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, e ser obrigatoriamente coordenador de apenas um projeto.

As inscrições devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por meio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O prazo para inscrição vai até 9 de novembro, e os resultados serão divulgados a partir do dia 23 de novembro.


Veja o artigo na integra em: http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2357&Itemid=37.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Projeto do Portal de Periódicos é apresentado na Finlândia


Projeto de Atualização do Portal de Periódicos é apresentado na Finlândia
( http://bcufrgs.blogspot.com/2009/09/projeto-de-atualizacao-do-portal-de.html )
Integrantes do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), participaram, nos dias 6 e 9 de setembro, do IGeLU Conference 2009.
O evento aconteceu em Helsinki, na Finlândia, e contou com a participação
dos técnicos da Capes Ronan Moraes e Gustavo Portella.

O IGeLU é uma organização formada por bibliotecas e por instituições usuárias dos produtos da empresa israelense ExLibris. Ela reúne mais de 150 integrantes de 26 países. A partir deste ano, a o Portal de Periódicos também passou a integrar a IGeLU.

Durante a Conferência, foi apresentada a comunicação Clustering MetaLib at Brazilian Government Portal. Além de Gustavo Portella e Ronan Moraes, o paper foi assinado por Rodolfo Luz, gerente de projetos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), instituição parceira da Capes no Projeto. A comunicação descreve os procedimentos técnicos adotados na implantação de uma ferramenta de busca integrada ao acervo do Portal de Periódicos.

Técnicos da Capes apresentam novidades para o Portal.
Para desenvolver essa ferramenta, a Capes utilizou os programas Metalib e SFX, da ExLibris. O processo de adaptação desses produtos ao contexto brasileiro e às necessidades da Capes foram abordados durante a conferência.
“Na ocasião, explicamos as dificuldades encontradas e algumas estratégias utilizadas. Trocamos experiências com representantes da Alemanha e Portugal,que possuem projetos significativos e que utilizam algumas ferramentas em comum com a Capes”, explicou Portella.

Acesse a página http://igelu.org/conference-2009> da Conferência.

Atualização
O Projeto de Atualização do Portal de Periódicos desenvolve soluções para facilitar a consulta e a gestão das informações científicas disponíveis no Portal. Além da busca integrada, o Projeto vai melhorar a gestão dos contratos entre a Capes e os editores internacionais e o acesso às
estatísticas de uso do Portal. Também será desenvolvido um novo layout para o site e a possibilidade de acesso personalizado às notícias da página, de acordo com a área de interesse do usuário.

Fonte:Portal da Capes
Data:23/9/2009

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Química: ChemKeys com novo site

O projeto Chemkeys é uma iniciativa pessoal dos Professores João Carlos de Andrade e Rogério Custódio, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Este site faz parte de um projeto educacional mais amplo e foi idealizado para conter materiais didáticos e textos de referência para o ensino da Química e ciências afins, tendo como público alvo principal os estudantes de nível universitário.


O site está disponível ao público na rede de computadores desde Outubro de 1996. Atualmente disponibiliza artigos em pdf classificados por áreas específicas da Química, relatórios técnicos, e-books, recomendações da IUPAC e outros materiais de acesso livre (download free), além de contar com uma ferramenta de busca que auxilia na hora de procurar o material disponível no site.

Acesse o ChemKeys por meio do link: http://www.chemkeys.com
Para maiores informações, entre em contato com a Seção de Acesso a Bases de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail: seabd@ufscar.br ou pelo telefone: (16) 3351-8424.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Novo repositório em Ciências da Saúde e Biotecnologia: Rapid Research Notes (RRN) no Portal NCBI lança coleção sobre o Vírus Influenza A (H1N1)


O National Center for Biotechnology Information (NCBI – Centro Nacional de Informação Biotecnológica), o portal de informação em biotecnologia mantido em parceria pela National Library of Medicine (NLM - Biblioteca Nacional de Medicina) e pelo National Institute of Health (NIH – Instituto Nacional de Saúde) dos Estados Unidos, acaba de lançar uma base de dados voltada para a comunicação rápida de resultados de pesquisa denominada Rapid Research Notes (RRN). O objetivo principal da iniciativa é acelerar a publicação de resultados, ideias e descobertas científicas além de fomentar discussões com outros pesquisadores e profissionais de sáude por meio da disponibilização de um portal na Web.

A primeira coleção arquivada em RRN foi a iniciativa da Public Library of Science (PLoS – Biblioteca Pública de Ciência) que desenvolveu o PLoS Currents: Influenza, catalisada pela pandemia do vírus Influenza A (H1N1- Gripe Suína) e a necessidade de compartilhar rapidamente os resultados de pesquisa. A característica principal do portal, que é a de assegurar publicação rápida de resultados recém descobertos, é reforçada por um mecanismo de revisão por pares anterior à publicação. Há um mecanismo de triagem de manuscritos conduzido por um corpo de especialistas liderado por Eddie Holmes (Centro de Dinâmica de Doenças Infecciosas, Universidade do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos) e Peter Palese (Departamento de Microbiologia, Faculdade de Medicina Monte Sinai, Estados Unidos).

A coleção abriga notas de pesquisa em todos os tipos de vírus de influenza e sobre vários aspectos da pesquisa, tais como virologia da influenza, genética, imunidade, biologia estrutural, genômica, epidemiologia, modelos, evolução, políticas públicas e controle da pandemia. O portal de lançamento já publica contribuições de notáveis pesquisadores da área. As expectativas do NCBI são de que sejam criados novos arquivos RRN em outras especialidades biomédicas e em outros temas críticos que requeiram publicação rápida.

Para conhecer o repositório RRN contendo todas as informações sobre o Influenza A (H1N1) acesse: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/rrn/

Para maiores informações, entre em contato com a Seção de Acesso a Bases de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail: seabd@ufscar.br ou pelo telefone: (16) 3351-8424.

Fonte: Newsletter BVS 092, 08 de setembro de 2009.
http://espacio.bvsalud.org/boletim.php?newsletter=20090908&newsLang=pt&newsName=Newsletter%20BVS%20092%2008/setembro/2009&articleId=09120800200926


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Programa Especial de Visitação é desenvolvido pela Fazenda Pinhal


A Associação Pró-Casa do Pinhal realiza, entre os meses de agosto e dezembro, um Programa Especial de Visitação à Fazenda Pinhal. Neste período as visitas agendadas por professores ou escolas têm entrada gratuita. Jovens com idade até 20 anos ou pessoas com mais de 61 anos também não pagam a entrada. Já quem tem idade entre 21 e 60 anos paga uma tarifa de cinco reais.As visitas acontecem às 10h30 e às 14h30, em horários diferentes dos definidos aos grupos das escolas. Para este público as visitas têm início às 8 horas. Os interessados podem efetuar o agendamento da visita pelo telefone (16) 3375-7142. Outras informações podem ser obtidas em http://www.fazendapinhal.com.br/ ou http://www.casadopinhal.com.br/. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail fazendapinhal@fazendapinhal.com.br.
Fonte: CCS-Notícias UFSCar 20/08/09

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Capes lança aplicativo gráfico para consulta de dados

Lançado no dia 31 de julho de 2009, o aplicativo gráfico foi batizado de GeoCapes e permitirá aos usuários obter informações quantitativas da CAPES (http://www.capes.gov.br/) . Essa nova base de dados irá referenciar informações de acordo com sua localização geográfica, disponibilizando dados acerca dos mais diversos cenários em que a CAPES participa ou está envolvida.


O usuário pode montar gráficos (com opção pizza, colunas ou barras) com dados específicos de cada região. Por meio do sistema é possível levantar informações de 9 indicadores diferentes: concessão de bolsas da pós-graduação, distribuição de bolsistas no exterior, distribuição de programas de pós-graduação, distribuição de cursos Universidade Aberta do Brasil, distribuição de docentes, acessos ao Portal de Periódicos, articulações de cursos e polos UAB e investimentos da Capes em bolsas e fomento. O presidente da Capes, Jorge Guimarães, informou sobre o portal no dia 30 de julho durante o XIV Congresso Brasileiro de Sociologia realizado no Rio de Janeiro, destacando que o serviço é uma medida em prol da transparência da Instituição.

Acesse diretamente o GeoCapes por meio do link:
http://geocapes.capes.gov.br/geocapesds/

Para maiores informações, entre em contato com a Seção de Acesso a Bases de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail: seabd@ufscar.br ou pelo telefone: (16) 3351-8424.

Fonte: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/2988-capes-lanca-aplicativo-grafico-para-consulta-de-dados

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Nature Chemistry; novo periódico na área de Quimica

A Nature Publishing Group (NPG) lançou um novo periódico na área de Química, o Nature Chemistry, cuja primeira edição encontra-se disponível para acesso gratuito para conhecimento pela comunidade científica (http://www.nature.com/nchem/journal/v1/n1/index.html).



Os artigos abrangem uma vasta gama de tópicos, incluindo síntese total, atoreactors, rotores moleculares, microtubos inorgânicos e estudos teóricos sobre o comportamento da água na detonação.

Os artigos de revisão desta edição falam sobre o uso de métodos computacionais para projetar catalisadores sólidos e sobre o uso de redes na química orgânica.

Nesta edição, há ainda um artigo no qual 8 especialistas em Química apresentam suas visões sobre o futuro da área!

Confira!

Se você é usuário da BCo/UFSCar e tem interesse na assinatura desta revista, entre em contato com a SeABD para solicitar o acesso temporário à revista para avaliação!

Atenciosamente
Equipe SeABD

terça-feira, 28 de abril de 2009

Wiley-Blackwell oferece treinamentos online via WebEx

A Wiley-Blackwell é uma editora que mantém uma série de bases de dados de literatura técnico-científica online, acessíveis por meio do Portal CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br/) em diversas áreas do conhecimento:

  • Ciências Biológicas,

  • Ciências da Saúde,

  • Ciências Exatas e da Terra,

  • Ciências Agrárias,

  • Ciências Sociais Aplicadas,

  • Ciências Humanas e Linguística,

  • Letras e Artes.
A Wiley-Blackwell está oferecendo treinamentos online para uso de seus produtos e serviços de informação online. Para participar destes treinamentos, é necessário acesso à Internet e telefone, já que as sessões são realizadas utilizando o software WebEx (http://www.webex.com.br/) para telefeconferências online, que permite a integração entre o instrutor e participantes. O Webex permite visualizar apresentações ao vivo de seu desktop. A Wiley-Blackwell fornece um número de telefone gratuito para marcar sessões com intervalo de 30 minutos a uma hora.

No mes de maio, estão sendo oferecidos os seguintes treinamentos online via WebEx:

OnlineBooks and Reference Works
1 hour 05-May-2009 2:00 PM New York 11:00 AM Los Angeles
Using The Cochrane Library
1 hour 05-May-2009 10:00 AM London 11:00 AM Paris 12:00 PM Athens
Exploring Wiley InterScience
1 hour 07-May-2009 4:00 PM Sydney 2:00 PM Singapore 11:30 AM New Delhi
Usage Statistics on Wiley InterScience
30 mins 07-May-2009 2:00 PM New York 11:00 AM Los Angeles
OnlineBooks on Wiley InterScience
30 mins 11-May-2009 2:00 PM New York 11:00 AM Los Angeles
Essential Evidence Plus
1 hour 12-May-2009 2:30 PM London 3:30 PM Paris 4:30 PM Athens
Using The Cochrane Library
1 hour 12-May-2009 2:00 PM New York 11:00 AM Los Angeles
Usage Statistics on Wiley InterScience
30 mins 13-May-2009 4:00 PM Sydney 2:00 PM Singapore 11:30 AM New Delhi
Discover currentprotocols.com
30 mins 14-May-2009 1:00 PM New York 10:00 AM Los Angeles
Using The Cochrane Library
1 hour 14-May-2009 2:30 PM London 3:30 PM Paris 4:30 PM Athens
Using The Cochrane Library
1 hour 19-May-2009 3:00 PM Singapore 12:30 PM New Delhi 10:00 AM Athens
OnlineBooks on Wiley InterScience
30 mins 19-May-2009 2:30 PM London 3:30 PM Paris 4:30 PM Athens
Discover currentprotocols.com
30 mins 20-May-2009 4:00 PM Sydney 2:00 PM Singapore 11:30 AM New Delhi
Usage Statistics on Wiley InterScience
30 mins 21-May-2009 2:30 PM London 3:30 PM Paris 4:30 PM Athens
Using the Cochrane Library
1 hour 26-May-2009 4:00 PM Auckland 2:00 PM Sydney 12:00 PM Singapore
Discover currentprotocols.com
30 mins 27-May-2009 10:00 AM London 11:00 AM Paris 12:00 PM Athens
Using The Cochrane Library
1 hour 28-May-2009 2:00 PM New York 11:00 AM Los Angeles

Para se inscrever, clique sobre o título da sessão que você gostaria de participar da lista acima.

Os treinamentos da Willey são oferecidos mensalmente e um calendário atualizado é enviado alguns dias antes do evento.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, do Portal de Periódicos da Capes, é eleito 1 dos 100 melhores periódicos em Biologia e Medicina

O The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM), periódico publicado pela editora Endocrine Society foi reconhecido como um dos 100 mais influentes periódicos em Biologia e Medicina, nos últimos 100 anos.
Este periódico é assinado pelo Portal de Periódicos da Capes, podendo também ser acessado diretamente pelo link http://jcem.endojournals.org/, porém o acesso somente pode ser feito nos computadores ligados à rede UFSCar dentro dos campi UFSCar, ou via proxy para alunos de pós-graduação e docentes.

Para ver a notícia original, visite o site http://r.listpilot.net/c/endocrine/3rehbwb/1rz1a

Para maiores informações, entre em contato com a Seção de Acesso a Bases de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail: seabd@ufscar.br ou pelo telefone: (16) 3351-8424.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pesquisadores ligados à área de Educação têm novo portal de informação


Pesquisadores, professores e estudantes do Estado de São Paulo interessados em obter dados sobre legislação, documentos e informações relevantes para a política e a gestão educacional têm à disposição um novo sistema na Internet: o portal do Conselho Estadual de Educação (CEESP). O site foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa interdisciplinar "Informática Aplicada a Gestão Educacional" (IAGE) da Unesp Araraquara.Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Campus de Araraquara, o IAGE é responsável pelo desenvolvimento do projeto de digitalização e desenvolvimento da base de dados dos atos do CEESP. Desde o dia 17 de janeiro, uma versão experimental do portal pode ser acessada em http://iage.fclar.unesp.br/lenesp.
O portal está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Política e Gestão Educacional e pelo IAGE, grupo de pesquisa interdisciplinar Informática Aplicada a Gestão Educacional (http://iage.fclar.unesp.br/), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Campus de Araraquara, em parceria com o Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e a Universidad Alcalá de Henares (Espanha). Originalmente LENESP-Legislação e Normas Educacionais do Estado de São Paulo, desenvolvido no âmbito do convênio, firmado em 15/02/06, entre a Unesp e o Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, teve sua denominação alterada para LDI, já que hoje apresenta fontes de informação relevantes para estudo de questões relacionadas à educação em níveis de abrangência global, nacional (Brasil) e estadual (São Paulo).
Parte do princípio de que o acesso público e fácil a tais informações é de importância para alunos, professores, profissionais, gestores, dirigentes e todos aqueles interessados em política e gestão educacional.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Conversando sobre a Clínica Escola e a Pesquisa em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica


Convidamos você para participar nos dias:

02/04/2009
das 14:00 às 18:00 e
03/04/2009
das 08:30 às 12:30

no auditório da USE na UFSCar da palestra:



Conversando sobre a Clínica Escola e a Pesquisa em Psicoterapias de Orientação Psicanalítica


Com a Profª. Drª. Maria Lúcia Tiellet


Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Psicologia do Tratamento e Prevenção pela Freie Universitat Berlin . Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Pesquisa em Psicoterapia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicoterapia, Crianças, Psicanálise, Materiais terapêuticos, Psicopatologia e Relação Mãe-Bebê.



Inscrições GRATUITAS até o dia 01/04 com Ângela no horário das 13:00 às 17:30 no telefone: (16) 3351- 9610 ou no Departamento de Medicina ou pelo e-mail: cesppsicoterapias@ufscar.br

terça-feira, 10 de março de 2009

Portal CAPES: Número de inscritos nos treinamentos do Portal de Periódicos dobra em 2008



Cresce o número professores, pesquisadores e estudantes que receberam algum tipo de formação para o uso do Portal de Periódicos da CAPES. Dados divulgados pelo Portal mostram que a quantidade de inscritos nos treinamentos e palestras realizados em 2008 dobrou com relação ao ano anterior, passando de 2.444 para 5.215. O objetivo desses eventos é divulgar o Portal de Periódicos e qualificar as pessoas para a utilização das coleções disponíveis em suas pesquisas.

Em 2008, 2.154 pessoas se inscreveram em 16 treinamentos, que são cursos de cinco dias de duração e que contam com a participação da equipe do Portal de Periódicos, das instituições de ensino e pesquisa e representantes das editoras. Esse número é bastante superior aos 834 inscritos nos 10 treinamentos realizados no ano passado.

Já o número de palestras, eventos que duram apenas dois dias, também aumentou, passando de 27 para 37. Foram 3.061 inscritos este ano, contra 1.610 no ano passado. Os dados não incluem os treinamentos promovidos por iniciativa das instituições, nem os eventos realizados no âmbito do Programa de Formação de Multiplicadores (Pró-Multiplicar).

Fátima Lobo, bibliotecária do Portal de Periódicos, explica que esse aumento segue a política da CAPES de orientar seus investimentos no Portal em duas frentes: na ampliação do acervo e na qualificação dos usuários. No segundo caso, trata-se de aumentar o leque dos treinamentos oferecidos, de forma a atingir um público maior e com um perfil diversificado.

Durante os treinamentos e palestras, os participantes aprendem sobre o funcionamento do Portal de Periódicos e sobre como realizar buscas por informações científicas nas bases de dados assinadas pela CAPES. "Dependendo do local e do público, em função de uma maior presença ou não de bibliotecários ou acadêmicos, as perguntam são mais técnicas ou mais sobre o conteúdo das bases de dados, em função do perfil deste público naquele treinamento", explica Leandro Batista, responsável pela apresentação das bases da Ebsco Host durante esses eventos.

"Apesar de conhecerem o Portal, muitas pessoas não tem a dimensão da gama de conhecimento existente e tão pouco das oportunidades que ele oferece", afirma Simone Santos, help desk do Portal de Periódicos na região Sudeste e coordenadora de alguns treinamentos. "Muitas vezes, o usuário se contenta em achar um artigo e deixa de lado outros recursos do Portal", completa Fátima Lobo.

Essa é também a opinião de outra coordenadora, a help desk do Portal de Periódicos na região Sul, Rejane Klaes. Ela explica que, muitas vezes, o usuário se deslumbra com as possibilidades de uso dos recursos do Portal que passavam despercebidos por falta de conhecimento. Formulários de avaliação aplicados pela CAPES após esses eventos mostram que 49% das pessoas pesquisadas consideravam o seu conhecimento do Portal de Periódicos como Regular/Ruim, antes de participarem do treinamento.

Esses dados também mostram que os treinamentos potencializam o uso do Portal mas pesquisas desenvolvidos por professores e estudantes de graduação e pós-graduação no Brasil. Cerca de 90% das pessoas que responderam os questionários afirmam que o conhecimento adquirido nesses eventos teve um impacto Bom/Ótimo no seu trabalho. "Os pesquisadores mais antigos comentam o quanto era trabalhoso pesquisar e acessar artigos de seu interesse. Os mais novos dizem que, a partir do Portal, têm a seu dispor as ferramentas necessárias para desenvolver suas atividades da mesma forma que um pesquisador de primeiro mundo dispõe", afirma Simone Santos

Além do uso nas pesquisas acadêmicas, as informações adquiridas nos treinamentos são difundidas dentro das instituições, conquistando novos usuários para o Portal de Periódicos. Ielma Ferro, bibliotecária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conta que, após participar de um dos treinamentos realizados em 2008, passou a repassar o que aprendeu para os colegas da Biblioteca e para os usuários da sua instituição.

"Os treinamentos aguçam a curiosidade dos usuários do Portal da CAPES", conta Ana Carolina Nogueira que dá treinamentos pela Ebsco. "Ressalto o entusiasmo com que descobrem no Portal de Periódicos um diferencial na vida acadêmica. Este entusiasmo faz com que passem a ser divulgadores do Portal", completa Simone Santos.

Sobre o Portal de Periódicos


O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que oferece acesso pela internet à informação científica e tecnológica mundial. Atualmente, existem mais de 12 mil títulos em texto completo, 126 bases referenciais disponíveis e seis bases dedicadas exclusivamente a patentes disponíveis no Portal. O conteúdo abrange todas as áreas do conhecimento e é utilizado por pesquisadores de 194 instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil.


segunda-feira, 2 de março de 2009

Inaugurada Biblioteca Virtual da América Latina


A Fundação Memorial da América Latina lançou na última sexta-feira, dia 13 de fevereiro, a Biblioteca Virtual da América Latina (BV@L). O projeto, que conta com apoio da Fapesp, traz já no início informações da coleção de vídeos e do acervo bibliográfico da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, cujo acervo especializado em artes e humanidades tem mais de 25 mil registros.Assim como a Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da Fapesp (BV-CDi), , a BV@L utiliza a tecnologia BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), desenvolvida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).De acordo com a coordenadora operacional do CDi da Fapesp, Rosaly Favero Krzyzanowski - que integrou a comissão consultiva responsável pela implantação do projeto -, a BV@L era há anos uma aspiração da Fundação Memorial, mas a instituição ainda não tinha à disposição a tecnologia de informação necessária para a implementação. "Em 2007 foi estabelecida uma parceria com a Fapesp, com a finalidade de transferir à equipe do Memorial a experiência acumulada pela equipe da BV-CDi", disse Rosaly. Segundo ela, o sistema BVS é voltado para a área médica, mas foi adaptado para o uso em ciência e tecnologia na ocasião da implantação da BV-CDi, permitindo a montagem de indexadores e planilhas capazes de incluir os dados necessários para a Fapesp."Essa experiência de customização permitiu que apoiássemos o Memorial na construção de sua biblioteca virtual. A função da BV@L será a promoção da integração dos países latino-americanos por meio da reflexão sobre a informação cultural disponível nos países do continente", afirmou.Com a conclusão da fase de desenvolvimento, o Memorial assumiu a gestão da biblioteca virtual. "A instituição tem uma equipe técnica que está fazendo a indexação dos conteúdos", disse Rosaly. A coordenação técnica do projeto é de Marcia Rosetto, especialista em sistemas automatizados e responsável pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP).A BV@L está sendo lançada com algumas bases bibliográficas, sendo que todo o acervo da Biblioteca Victor Civita já está indexado. Uma série de diretórios indica o que está ocorrendo atualmente no continente na área cultural."O portal seguiu o conceito da BV-CDi: não é preciso que absolutamente todos os conteúdos informados estejam disponíveis e digitalizados. O ponto central é informar onde está o material e descrever seu conteúdo. Nossa intenção não é montar um acervo próprio, mas facilitar o acesso aos acervos institucionais", explicou Rosaly. DiretóriosOs mais de 25 mil registros do acervo bibliográfico da Biblioteca do Memorial consistem em livros, periódicos, folhetos de arte, catálogos e recortes de jornais. Há também mais 10 mil itens pertencentes à coleção André Franco Montoro, do Instituto Latino-Americano (Ilam), doada ao Memorial. Todo esse conteúdo pode ser consultado no local.Além do acervo bibliográfico, a Biblioteca Victor Civita reúne mais de 2 mil registros de vídeos de ficção e documentários da produção cinematográfica mundial e, principalmente, latino-americana.A Biblioteca Victor Civita possui ainda a Coleção Produção Científica - composta por cerca de 200 registros das publicações editadas pelo Memorial -, a Coleção Biblioteca Ayacucho - uma das principais coleções sobre a cultura latino-americana, editada na Venezuela desde 1974 - e a Coleção Brasiliana, série da Biblioteca Pedagógica publicada pela Editora Nacional e iniciada em 1931, que contempla ensaios sobre a formação histórica e social do Brasil.De acordo com Rosaly, além do acesso a todo o acervo da Biblioteca Victor Civita, o portal BV@L também oferece os diretórios de países, de sites e de eventos, bem como as seções "Memorial na mídia", "Acervos especializados", "Bases de dados", "Feiras de livros", "Jornais eletrônicos" e "Revistas eletrônicas".O diretório de países contempla uma breve descrição sobre cada país integrante da biblioteca virtual, com suas listas de sites selecionados sobre Artes, Arquivos, Bibliotecas, Fundações, Governo, Instituições, Literatura, Museus, Publicações, Turismo e Universidades. Esses temas também correspondem à indexação do diretório de sites.Já o diretório de eventos apresenta informações sobre os eventos do Memorial da América Latina desde a sua fundação, há 20 anos, em 1989, propiciando uma visualização geral das atividades realizadas sobre exposições, concertos, shows, mostras de filmes, lançamentos de publicações, cursos, oficinas, congressos, seminários, palestras, entre outros tipos de eventos e atividades.Mais informações: http://www.bvmemorial.fapesp.br/

Por Agência Fapesp
20 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

ALUKA: uma biblioteca digital sobre a África


A Aluka é uma iniciativa internacional que conta com colaboradores para a criação de uma biblioteca digital de recursos da área acadêmica sobre a África. A palavra 'Aluka' deriva de uma palavra em zulu que significa “tecer”, demonstrando a missão da Aluka de conectar recursos e acadêmicos de todo o mundo.A Aluka procura reunir conteúdo acadêmico de alta qualidade sobre a África, desde documentos de arquivos, livros, relatórios, manuscritos e trabalhos de referência até modelos tridimensionais, mapas, relatos, espécimes de plantas, fotografias e slides.
A plataforma baseada na Web da Aluka fornece ferramentas poderosas para pesquisa, ensino, colaboração e troca de conhecimento.
Um dos objetivos principais da Aluka é fornecer aos acadêmicos e alunos africanos acesso a vários tipos de material acadêmico originalmente da África, que até agora não conseguiam obter esse tipo de facilidade.A Aluka também mantém relações estreitas de trabalho com organizações na África para criar capacidade de digitalização e de uso de material on-line para ensino e pesquisa. Em alguns casos, isso inclui a instalação de laboratórios digitais e fornecimento de treinamento técnico de escaneamento e criação de registros de metadados; em outros casos, a Aluka organiza workshops de treinamento de arquivistas, docentes, profissionais da área de história e bibliotecários sobre tópicos relacionados à imagem digital, preservação e utilização de ferramentas on-line em sala de aula.Para demonstrar o potencial da Aluka como um recurso acadêmico, três tópicos estão sendo desenvolvidas atualmente: Locais e Paisagens do Patrimônio Cultural Africano, Plantas Africanas e Lutas pela Libertação na África Austral. Novos materiais estão sendo adicionados aos acervos progressivamente. Em longo prazo, esperamos que o trabalho da Aluka na África seja um modelo para a expansão desse tipo de iniciativa para outras regiões do mundo em desenvolvimento.A Aluka é um projeto da Ithaka, organização sem fins lucrativos que assumiu a missão de promover inovações no ensino superior fornecendo pesquisa e serviços estratégicos e suporte de infra-estrutura a novas e promissoras iniciativas (http://www.ithaka.org/). O financiamento inicial da Ithaka e Aluka foi fornecido pelas fundações “The Andrew W. Mellon Foundation”, “The William and Flora Hewlett Foundation” e “The Stavros Niarchos Foundation”.O público principal da Aluka é a comunidade de ensino de terceiro grau e de pesquisa na África e em todo o mundo, incluindo faculdades, universidades, centros de pesquisa e política e instituições culturais. Os materiais são selecionados tendo-se em conta principalmente os estudantes de graduação e seus orientadores, mas o conteúdo é também de valia para estudantes de pós-graduação e estudantes de nível médio. Alguns materiais, como imagens de alta resolução de espécimes de plantas e bancos de dados de GIS, são de grande valia para fins de pesquisas especializadas.Para participar, é preciso se cadastrar através de uma ID de usuário, no site da Aluka.Qualquer dúvida, entrar em contato com a SeABD, através do e-mail: seabd@ufscar.br ou pelo telefone: (16) 3351-8424.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Unifesp lança Biblioteca Virtual

A equipe da Biblioteca Central da Unifesp, em parceria com a Bireme, tem oprazer de convidar a comunidade para o lançamento oficial da BV-UnifespTrajetória Científica: 75 anos.A cerimônia será realizada dia 18 de dezembro, nas dependências da Biblioteca Central, às 11 horas. A Biblioteca Virtual significa uma mudança conceitual na preservação emanutenção da informação técnica e científica produzida pela instituiçãoe um marco institucional no que se refere ao gerenciamento e disseminação daprodução cientifica. Essa organização propiciará uma nova linguagem decomunicação e permitirá uma analise real e critica de sua formaçãocientifica e seu impacto acadêmico.

Fonte: Comunicados/Imprensa UNIFESP/SPDM.
LUIZ CARLOS LOPES - 16/12/2008

USP lança portal com acesso grátis a conteúdo acadêmico

A Universidade de São Paulo (USP) lançou novo portal de revistas com acesso gratuito a todas as publicações acadêmicas. O site é considerado uma biblioteca virtual e permite a consulta livre aos conteúdos em qualquer área do conhecimento. O usuário terá acesso fácil e rápido aos periódicos por meio de lista alfabética dos títulos, ou por índices de autor, assuntos e resumos. Os nomes das instituições e local de publicação também são chaves de acesso. A inovação beneficiará alunos, professores e pesquisadores, bem como toda comunidade externa que procura por artigos e informações acadêmicas.
A iniciativa tem o objetivo de ampliar o ingresso dos usuários ao conteúdo, além de obter indicadores da produção científica e ampliar a visibilidade dos trabalhos em âmbito nacional e internacional. O portal ainda oferece barra de ferramenta de serviços que permite ao internauta aproveitar melhor o site. Entre as opções estão baixar o arquivo no formato PDF, saber as referências do artigo, formatos bibliográficos, tradução automática de texto e opções de enviar artigo por e-mail.
O portal tem certificação do sistema SciELO – Scientific Electronic Library On-line (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha). É considerado modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. A iniciativa é realizada em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde , que cedeu o modelo SciELO de publicações de revistas eletrônicas. Atualmente, 30 títulos estão no modo on-line. A meta é oferecer todo o conteúdo e publicações na versão Web, permanecendo com o conteúdo impresso ativo. Os demais títulos irão se somar à medida que atenderem aos critérios de avaliação da USP.
Da Agência Imprensa Oficial (18 de dezembro) – por Anderson Moriel Mattos
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/

Fonte: Bob News - Edição 54 - 19/12 / 2008

Treinamentos SeABD Online